quinta-feira, 31 de março de 2011

Energias alternativas na Biblioteca

A exposição decorre de 28 de Março a 8 de Abril e pretende promover o gosto pela ciência e a criatividade. Os alunos construiram materiais que lhes permitiu perceber a contribuição da ciência no impacto tecnológico e na sustentabilidade do meio ambiente.
.

domingo, 20 de março de 2011

Semana da leitura, da energia e da floresta



A semana da leitura é comemorada com várias actividades de promoção da leitura, nomeadamente o Concurso de Leitura que envolve alunos de todo o agrupamento.

quinta-feira, 3 de março de 2011

Encontro com o escritor

Pedro Seromenho é um jovem escritor que vem habitualmente à escola encontrar-se com os alunos.




O escritor ilustra as suas próprias obras, pois desde pequeno que adora pintar.







Participaram no encontro seis turmas do 2ºciclo.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

As redes sociais em debate


Conhecer melhor cada rede social, identificar os riscos que se colocam, sobretudo aos membros mais vulneráveis, e perceber de que modo o seu uso pode ser benéfico para a comunidade escolar e o trabalho educativo. É esse trabalho que a biblioteca escolar, em conjunto com a equipa da revista “Janela da Escola” e com o apoio da psicóloga da escola tem vindo a desenvolver durante este mês: realizaram-se dois debates com algumas turmas onde estiveram presentes os delegados e subdelegados de cada turma e,hoje, a conversa é com os encarregados de educação.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

As mais belas histórias de amor





O Clube de Leitores preparou a leitura da obra “Amor de Perdição”, de Camilo Castelo Branco para assinalar o Dia dos Namorados.








Foram convidados os melhores leitores da Biblioteca e todos se deliciaram com as tropelias de Simão Botelho e se comoveram com o amor impossível entre Simão e Teresa.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Escritor João Manuel Ribeiro cativa alunos


“Os Livros são a casa onde os sonhos moram e querem ser enterrados.”





“ Meu avô, rei de coisa pouca” é o seu primeiro romance e é uma homenagem ao seu avô que lhe contava muitas histórias e lhe ensinou lengalengas;





Já escreveu 35 livros; o que ele mais gosta é “Rondel rimas para meninos e meninas”; leu algumas das suas rimas e todos ficaram muito divertidos; confessou que adora escrever poesia: “a poesia é a minha praia”.


“Ir num pé e voltar noutro” é uma história divertida que surgiu aquando de uma visita a uma escola em que ele usou a expressão “pé de vento” e os alunos não a conheciam, então ele foi mostrar-lhes no dicionário e, para seu espanto, não estava lá; aí ele inspirou-se e escreveu um livro baseado em expressões populares.

Somos uma escola saudável

A Direção Geral de Educação atribuiu ao Agrupamento de Escolas de Ribeirão o “Selo Escola Saudável”. Esta atribuição visa reconhecer o traba...