Decorreu de 1 a 8 de Março e contou com a participação de todos os níveis de ensino do Agrupamento (do Jardim de Infância ao 9ºano). Do programa constou teatro, teatro de fantoches, encontros com escritores, horas do conto, foruns de leitura e concursos. Como forma de motivação à leitura foram convidadas a participar as turmas menos leitoras da escola sede.
Foram cinco os desafios lançados: no primeiro jogo as equipas receberam um texto inacabado e, em 10 minutos tinham que acabá-lo com a frase “foi condenado a dois meses de serviço cívico na escola”.Muitas e diferentes foram as histórias apresentadas -todos puderam dar asas à sua imaginação; o segundo jogo consistia em declamar um poema de forma expressiva e foi bem visível o empenho de cada equipa para dar o seu cunho pessoal aos poemas que tinham que apresentar; no terceiro jogo tinham que criar um marcador de livros com frases alusivas à leitura -foi curioso notar que todos sabiam a importância dos livros no seu enriquecimento pessoal e prometeram que as frases criadas seriam alvo de reflexão e trariam uma mudança na sua relação com os livros; depois todos apresentaram um livro já lido e responderam a um teste de cultura geral.
No dia 8 a escritora de Literatura Juvenil, Ana Saldanha encontrou-se com alunos do 3ºciclo que analisaram a sua obra “Cinco tempos, quatro intervalos” e aproveitaram para conversar com esta simpática escritora sobre os seus livros.Esta escritora é licenciada em Línguas e Literaturas Modernas e foi professora de Língua Portuguesa e Inglês.É conhecida como uma das melhores escritoras portuguesas para jovens. Foi distinguida pelo romance juvenil “Três semanas com a avó” e recebeu o Prémio Cidade de Almada pelo romance “Círculo imperfeito”.Tem uma vasta obra de Literatura Juvenil destacando-se “O Romance de Rita R” e “Uma questão de cor” como os que mais êxitos obtiveram junto dos nossos alunos.
Este é o blogue das Bibliotecas do Agrupamento de Escolas de Ribeirão.
quarta-feira, 3 de março de 2010
segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010
Semana da Leitura
quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010
Encontro com o escritor Pedro Seromenho
No dia 3 de Fevereiro o escritor e ilustrador Pedro Seromenho encontrou-se com alunos do 2º e 3º ciclos e encantou todos os que participaram neste encontro, pois conseguiu transmitir o grande amor que sente pelas letras.
Previamente os alunos tinham esdudado as suas obras "A Nascente de Tinta" e "900 História de um Rei" o que fez com que este encontro fosse muito interactivo onde todos participaram de forma entusiástica.
Previamente os alunos tinham esdudado as suas obras "A Nascente de Tinta" e "900 História de um Rei" o que fez com que este encontro fosse muito interactivo onde todos participaram de forma entusiástica.
segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010
João Negreiros cativa alunos
O poeta/actor/escritor João Negreiros encontrou-se com os alunos do 8º e 9ºano.
Todos ficaram fascinados com a irreverência da sua poesia e a sua expressividade em palco.
Todos ficaram fascinados com a irreverência da sua poesia e a sua expressividade em palco.
quarta-feira, 20 de janeiro de 2010
terça-feira, 19 de janeiro de 2010
Concertos de Leitura
No dia 28 de Janeiro, pelas 15.15 horas, realiza-se um encontro de poesia entre os alunos desta escola e João Negreiros.
João Negreiros tem uma larga experiência como encenador, actor e director de alguns grupos. Formado em Teatro/Interpretação na ESMAE, para além de desenvolver o seu trabalho na Repetição, é também professor de expressão dramática, dando aulas em grupos de teatro, bem como em centros de formação. Para além do teatro, a sua grande paixão é a poesia.
Através dos seus espectáculos, a poesia é apresentada de forma irreverente, o que atrai de forma surpreendente os jovens. João Negreiros destaca-se também na literatura como poeta e dramaturgo.

João Negreiros tem uma larga experiência como encenador, actor e director de alguns grupos. Formado em Teatro/Interpretação na ESMAE, para além de desenvolver o seu trabalho na Repetição, é também professor de expressão dramática, dando aulas em grupos de teatro, bem como em centros de formação. Para além do teatro, a sua grande paixão é a poesia.
Através dos seus espectáculos, a poesia é apresentada de forma irreverente, o que atrai de forma surpreendente os jovens. João Negreiros destaca-se também na literatura como poeta e dramaturgo.
quarta-feira, 6 de janeiro de 2010
terça-feira, 22 de dezembro de 2009
Subscrever:
Mensagens (Atom)
Somos uma escola saudável
A Direção Geral de Educação atribuiu ao Agrupamento de Escolas de Ribeirão o “Selo Escola Saudável”. Esta atribuição visa reconhecer o traba...
















